Museu do Mar

Expo-Museu do Mar

Introdução

Expo Museu do MarEvento inédito no Brasil, a Expo-Museu do Mar – Exposição Itinerante, tema “A Vida no Mar” – é um dos principais projetos mantidos pela Sociedade Museu do Mar.

Idealizada em 1989 por Luiz Alonso Ferreira, pós-graduado em Biologia Marinha e diretor-presidente da entidade, desde sua criação a mostra já percorreu vários estados brasileiros (SP, MG, MT, MS, SC, PR), visitando diversas cidades em locais como instituições educacionais, shopping centers, férias náuticas, eventos promovidos por instituições públicas e privadas, etc.

Voltada principalmente a estudantes de todos os níveis escolares – e à própria comunidade em geral – os fortes apelos conservacionistas da Expo-Museu do Mar têm despertado em seus visitantes o fascínio pelo mar, o interesse no conhecimento das questões relativas ao meio ambiente e a conscientização coletiva quanto à necessidade de preservação dos oceanos.

Objetivos

Expo Museu do MarA Expo-Museu do Mar tem por objetivo:

  • Proporcionar o conhecimento dos principais grupos marinhos do Brasil e exterior;
  • Fazer conhecer a importância ecológica dos principais ecossistemas costeiros;
  • Apresentar as diversas formas de poluição marinha que afligem os oceanos;
  • Promover, através da conscientização ecológica, a preservação da vida no mar, como forma de garantir a subsistência às futuras gerações.

A Expo Museu do Mar é composta por:

  • 13 vitrines medindo 1,00 x 0,70 metros, com exposição dos principais grupos marinhos do Brasil e exterior (clique para mais detalhes)
  • 1 vitrine (com painel) abordando o tema “Poluição Marinha”. Nela, estarão expostos os vários fatores que estão contribuindo para a degradação da flora e fauna marinhas e as cinco formas de poluição dos mares. Assim procurar-se-á esclarecer o visitante quanto à imperiosa necessidade de proteção do meio ambiente marinho.

Expo Museu do MarAlém deste rico acervo, compõem ainda a mostra da Expo-Museu do Mar:

  • 14 painéis fotográficos medindo 0,60 x 0,40 metros;
  • 01 painel medindo 2,20 x 1,20 metros, apresentando maxilas dos tubarões mais perigosos da costa brasileira;
  • 01 Albatroz-viajeiro, medindo 3,00 metros de envergadura (a maior ave marinha do mundo);
  • 01 réplica em fibra de vidro das maxilas de um tubarão pré-histórico – o Carcharodon megalodon, extinto há 30 milhões de anos – medindo 2,50 x 2,50 metros;
  • 01 réplica de um tubarão Anequim, medindo 2,30 metros;
  • 01 loja (stand), especializada em artigos oriundos e alusivos ao mar;
  • 01 tanque de contato, com espécies marinhas vivas.

A Grande Atração

Um esqueleto de BALEIA MINKE, medindo 8,5 metros de comprimento.

Expo Museu do MarTanque de Contato

Muito utilizados em parques marinhos nos EUA e países da Europa, os tanques de contato proporcionam aos visitantes um contato direto com animais marinhos, como: estrelas do mar, ouriços, anêmonas, entre outros.

Este setor apresenta como se locomovem os animais no oceano e suas formas, desmistificando o perigo de tocá-los, desde que seja de maneira correta, orientada por nossos monitores.

Mesa de anatomia

A Expo Museu do Mar inclui ainda um setor dedicado à anatomia em tubarões, onde profissionais da área da biologia marinha, manipulando filhotes de espécies conservadas em formol, apresentam ao público visitante a anatomia interna desses interessantes peixes cartilaginosos.

Mesa de toque

Sabendo da curiosidade de crianças e jovens e da necessidade que têm de tocar nas peças, a Expo Museu do Mar apresenta uma mesa de toque, na qual estarão disponíveis ao manuseio esponjas, corais, crustáceos, conchas, estrelas do mar, ouriços do mar, peixes taxidermizados, entre outras atrações. Sempre com a orientação e acompanhamento de seus monitores.

Expo Museu do MarTeatro de Fantoches

Durante o período de permanência do evento, nossa equipe de monitores apresentará, em sessões diárias, “Mar não é lugar de lixo, mar é lugar de bicho”, um teatro de fantoches, com personagens marinhos, direcionado ao público infantil, levando sempre uma mensagem ecológica de preservação ambiental.

Eco-Loja (Opcional)

Pequeno stand onde são comercializados artigos alusivos à exposição, tais como camisetas, adesivos, “bottoms”, etc.

A Equipe

Nossa equipe é formada por experientes e qualificados profissionais da área de Biologia Marinha, que monitoram a exposição e promovem comunicações e filmes/documentários, sob a coordenação do biólogo marinho Prof. Luiz Alonso Ferreira.

Área Necessária para a realização do evento:

Cobertura fechada, com área mínima de 250 metros quadrados.

Sugestões

  • Paralelamente à exposição poderão ser promovidas pelos interessados:
  • Oficinas educacionais sobre o meio ambiente marinho;
  • Trabalhos de pintura, esculturas, jogos, redações;
  • Apresentações teatrais interativas;
  • Eventos musicais, etc.

Leve agora mesmo para sua cidade este excelente projeto de educação sócio-ambiental. Entre em contato com nossa equipe e solicite maiores informações sobre a Expo-Museu do Mar.

GALERIA DE FOTOS


Onde estamos

Rua República do Equador, 81 - Ponta da Praia - Santos/SP - [ Veja o mapa ]

(13) 3261-4808

Copyright © 2007 - Sociedade Museu do Mar Ltda - Projeto & Design: Tecsite Estúdio Digital - CSS - XHTML